O Movimento #MenteEmFoco convida empresas e organizações brasileiras a reconhecer a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores, e da sociedade como um todo, para combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema.
Até então estigmatizado e encarado como um tabu por muitas pessoas, a importância da saúde mental ganhou projeção com a pandemia da Covid-19 e trouxe para os holofotes discussões sobre o assunto. A Organização Mundial da Saúde estima que a depressão e a ansiedade custam à economia US$ 1 trilhão ao ano em perda de produtividade. Em um cenário brasileiro, os transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira causa de afastamento de trabalhadores de seus postos de trabalho, de acordo com informações da Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Economia.
O Movimento #MenteEmFoco é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, idealizado pela InPress Porter Novelli, e com o endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia. O projeto convida empresas a se comprometerem com atitudes concretas para a promoção da saúde mental.
Qual o papel das organizações?
Quais ações as empresas podem realizar para garantir a saúde mental de seus colaboradores?
As empresas que se tornarem signatárias do Movimento firmam o compromisso de: